PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Carlos Augusto Araújo Santos PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA Ø Civilizações do Antigo Oriente. CONTEÚDO Ø As Sociedades da Mesopotâmia. Ø As Primeiras Cidades. COMPETÊNCIAS Ø Apresentar a Localização Geográfica. HABILIDADES Ø Associar a parte geográfica é histórica para a formação das cidades. METODOLOGIA Ø Aulas expositivas; RECURSOS Ø Quadro Branco. Ø Mapa geográfico. AVALIAÇÃO Ø Questionário. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Ø MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. |
TEXTO COMPLEMENTAR
O tema da primeira aula foi “As sociedades da Mesopotâmia”, que através de mapa geográfico é mostrado a localização da região, destacando os rios Tigre e Eufrates, nessa explanação, o objetivo central foi deixar evidente a importância dos rios na relação de trabalho: represamento da água com a construção de diques, devido ao desgelo das águas, o desenvolvimento da agricultura mediante aos canais de irrigação, como fator preponderante no crescimento econômico e social. Foram abordados também os estágios de transição entre cidades, cidades estados e o império, destacando a forma de governo teocrática, onde o monarca exercia o poder em nome de Deus, a pirâmide social, e finalizando a aula, mostrou-se os vários povos com as respectivas invasões, e o final do império sondo conquisto pelos Persas no século VI a. C.
Autoria: Carlos Augusto Araújo Santos
Foto: Jucely Regina
PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Carlos Augusto Araújo Santos PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA Ø Civilizações do Antigo Oriente. CONTEÚDO Ø As Cidades-estado. Ø Os Impérios. COMPETÊNCIAS Ø Descrever a política. HABILIDADES Ø Relatar a dinâmica política e suas consequências. METODOLOGIA Ø Aulas expositivas; RECURSOS Ø Quadro Branco. Ø Mapa geográfico. AVALIAÇÃO Ø Debate. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Ø MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. |
TEXTO COMPLEMENTAR
Na segunda aula foi feita uma revisão do assunto para sedimentar melhor o conteúdo da aula passada, e logo em seguida aplicou-se um questionário contendo perguntas diretas e de múltipla escolha referente ao assunto abordado, sendo a resposta uma única escolha para cada questão proposta.
Autoria: Carlos Augusto Araújo Santos
Foto: Ivo Sobrinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário