sábado, 12 de novembro de 2011

Plano de Aula

PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
TURMA: 5ª SÉRIE D
TURNO: TARDE
 ESTAGIÁRIO: Carlos Augusto Araújo Santos
PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho                      

TEMA

Ø  Civilizações do Antigo Oriente.

CONTEÚDO

Ø  As Sociedades da Mesopotâmia.
Ø  As Primeiras Cidades.

 COMPETÊNCIAS

Ø  Apresentar a Localização Geográfica.

HABILIDADES

Ø  Associar a parte geográfica é histórica para a formação das cidades.

METODOLOGIA

Ø  Aulas expositivas;

RECURSOS

Ø  Quadro Branco.
Ø  Mapa geográfico.

AVALIAÇÃO

Ø  Questionário.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Ø  MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009.



TEXTO COMPLEMENTAR 
O tema da primeira aula foi “As sociedades da Mesopotâmia”, que através de mapa geográfico é mostrado a localização da região, destacando os rios Tigre e Eufrates, nessa explanação, o objetivo central foi deixar evidente a importância dos rios na relação de trabalho: represamento da água com a construção de diques, devido ao desgelo das águas, o desenvolvimento da agricultura mediante aos canais de irrigação, como fator preponderante no crescimento econômico e social. Foram abordados também os estágios de transição entre cidades, cidades estados e o império, destacando a forma de governo teocrática, onde o monarca exercia o poder em nome de Deus, a pirâmide social, e finalizando a aula, mostrou-se os vários povos com as respectivas invasões, e o final do império sondo conquisto pelos Persas no século VI a. C.
Autoria: Carlos Augusto Araújo Santos


Foto: Jucely Regina



PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
TURMA: 5ª SÉRIE D
TURNO: TARDE
 ESTAGIÁRIO: Carlos Augusto Araújo Santos
PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho                      

TEMA

Ø  Civilizações do Antigo Oriente.

CONTEÚDO

Ø  As Cidades-estado.
Ø Os Impérios.

 COMPETÊNCIAS

Ø  Descrever a política.

HABILIDADES

Ø  Relatar a dinâmica política e suas consequências.

METODOLOGIA

Ø  Aulas expositivas;

RECURSOS

Ø  Quadro Branco.
Ø  Mapa geográfico.

AVALIAÇÃO

Ø  Debate.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Ø  MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009.



TEXTO COMPLEMENTAR
                  Na segunda aula foi feita uma revisão do assunto para sedimentar melhor o conteúdo da aula passada, e logo em seguida aplicou-se um questionário contendo perguntas diretas e de múltipla escolha referente ao assunto abordado, sendo a resposta uma única escolha para cada questão proposta.

Autoria: Carlos Augusto Araújo Santos


Foto: Ivo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário