PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Ivo Sobrinho PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA · Civilizações do Antigo Oriente. CONTEÚDO · O Comércio; · A Escrita. COMPETÊNCIAS · Descrever o comércio local do Antigo Oriente; · Apresentar à escrita como meio de orientação. HABILIDADES · Identificar as atividades econômicas do Antigo Oriente; · Compreender o papel da escrita no Antigo Oriente. METODOLOGIA · Aulas expositivas; · Exercícios; AVALIAÇÃO · Participação do aluno em sala de aula; REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA · MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR · PILETTI, Nelson, 1945 – História e vida integrada/ Nelson Piletti. - - São Paulo: Ática, 2002. |
TEXTO COMPLEMENTAR
O Comércio
Vimos que a agricultura era a principal atividade econômica na Mesopotâmia. Porém, é no comercio que irá existir a importação de alguns produtos escassos na região como os matais, pedras e madeiras. Além do comercio como fonte econômica, existia também o pagamento de impostos este realizados por pequenos agricultores e comerciantes da região. Esses impostos eram pagos ao rei em produtos como contribuição pelo uso da terra. Os súditos também eram obrigados a trabalhar em grandes obras como a dos templos, estradas, canais e pontes.
A Escrita e as leis
A escrita surgiu a partir do momento em que a humanidade passou a viver em grupos praticando diversas atividades como a agricultura e a construção de cidades, por isso surgiu à necessidade da mesma assim, passando a registrar tudo de uma forma bem organizada.
Os Sumérios criaram uma escrita conhecida como cuneiforme (em forma de cunha), isso para registrar as colheitas, trocas comerciais e o recebimento de impostos. Os escribas eram os responsáveis por registrarem essas situações. Esses registros eram em formatos de desenhos cravados em tábuas de argila úmida com o uso de estilete.
Autoria: Ivo Sobrinho
Foto: Jucely Regina
PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Ivo Sobrinho PROFª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA · Civilizações Antiga do Oriente. CONTEÚDO · As leis; · O Código de Hamurabi. COMPETÊNCIAS · Apresentar os motivos que levaram a criação das leis; · Identificar quais eram as regras para quem fossem punidos pelo Código de Hamurabi. HABILIDADES · Descrever as leis; · Relatar o Código de Hamurabi. METODOLOGIA · Aulas expositivas; · Utilização de imagens impressas. AVALIAÇÃO · Participação do aluno em sala de aula; REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA · MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR · PILETTI, Nelson, 1945 – História e vida integrada/ Nelson Piletti. - - São Paulo: Ática, 2002. |
TEXTO COMPLEMENTAR
O Código de Hamurabi
Vimos que na aula passada abordamos as leis e com isso fez surgir um código este que fosse válido para todos. Então surge o Código de Hamurabi, atribuído ao rei Hamurabi este código busca castigar qualquer pessoa que possa cometer um crime um meio de punição de tais delitos. Outro ponto chama atenção é o fato de que tais punições eram aplicadas ao criminoso de acordo com a sua classe social. As leis de Hamurabi estão cravadas em estelas, um bloco de granito de 2,5 metros.
Foto: Jucely Regina
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