sábado, 12 de novembro de 2011

Plano de Aula

PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
TURMA: 5ª SÉRIE D
TURNO: TARDE
 ESTAGIÁRIO: Ivo Sobrinho
PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho                     

TEMA

·         Civilizações do Antigo Oriente.

CONTEÚDO

·         O Comércio;
·         A Escrita.

 COMPETÊNCIAS

·         Descrever o comércio local do Antigo Oriente;
·         Apresentar à escrita como meio de orientação.

HABILIDADES

·         Identificar as atividades econômicas do Antigo Oriente;
·         Compreender o papel da escrita no Antigo Oriente.

METODOLOGIA

·         Aulas expositivas;
·         Exercícios;

AVALIAÇÃO

·         Participação do aluno em sala de aula;

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

·         MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

·         PILETTI, Nelson, 1945 – História e vida integrada/ Nelson Piletti. - - São Paulo: Ática, 2002.





TEXTO COMPLEMENTAR


O Comércio
Vimos que a agricultura era a principal atividade econômica na Mesopotâmia. Porém, é no comercio que irá existir a importação de alguns produtos escassos na região como os matais, pedras e madeiras. Além do comercio como fonte econômica, existia também o pagamento de impostos este realizados por pequenos agricultores e comerciantes da região. Esses impostos eram pagos ao rei em produtos como contribuição pelo uso da terra. Os súditos também eram obrigados a trabalhar em grandes obras como a dos templos, estradas, canais e pontes.

A Escrita e as leis
A escrita surgiu a partir do momento em que a humanidade passou a viver em grupos praticando diversas atividades como a agricultura e a construção de cidades, por isso surgiu à necessidade da mesma assim, passando a registrar tudo de uma forma bem organizada.
Os Sumérios criaram uma escrita conhecida como cuneiforme (em forma de cunha), isso para registrar as colheitas, trocas comerciais e o recebimento de impostos. Os escribas eram os responsáveis por registrarem essas situações. Esses registros eram em formatos de desenhos cravados em tábuas de argila úmida com o uso de estilete.

Autoria: Ivo Sobrinho


                                                  Foto: Jucely Regina



PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
TURMA: 5ª SÉRIE D
TURNO: TARDE
 ESTAGIÁRIO: Ivo Sobrinho
PROFª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho                  

TEMA

·         Civilizações Antiga do Oriente.

CONTEÚDO

·         As leis;
·         O Código de Hamurabi.

 COMPETÊNCIAS

·         Apresentar os motivos que levaram a criação das leis;
·         Identificar quais eram as regras para quem fossem punidos pelo Código de Hamurabi.

HABILIDADES

·         Descrever as leis;
·         Relatar o Código de Hamurabi.

METODOLOGIA

·         Aulas expositivas;
·         Utilização de imagens impressas.

AVALIAÇÃO

·         Participação do aluno em sala de aula;

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

·         MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

·         PILETTI, Nelson, 1945 – História e vida integrada/ Nelson Piletti. - - São Paulo: Ática, 2002.


TEXTO COMPLEMENTAR

O Código de Hamurabi
Vimos que na aula passada abordamos as leis e com isso fez surgir um código este que fosse válido para todos. Então surge o Código de Hamurabi, atribuído ao rei Hamurabi este código busca castigar qualquer pessoa que possa cometer um crime um meio de punição de tais delitos. Outro ponto chama atenção é o fato de que tais punições eram aplicadas ao criminoso de acordo com a sua classe social. As leis de Hamurabi estão cravadas em estelas, um bloco de granito de 2,5 metros.

                                                              Foto: Jucely Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário