PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Ivo Sobrinho PROFª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA · Hebreus e Fenícios. CONTEÚDO · O reino de Israel; · A Diáspora. COMPETÊNCIAS · Apresentar o reino de Israel; · Descrever o processo de dispersão conhecido como Diáspora. HABILIDADES · Relatar como se deu o reino de Israel; · Compreender o processo da Diáspora. METODOLOGIA · Aulas expositivas; AVALIAÇÃO · Participação do aluno em sala de aula; REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA · MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR · PILETTI, Nelson, 1945 – História e vida integrada/ Nelson Piletti. - - São Paulo: Ática, 2002. |
TEXTO COMPLEMENTAR
O reino de Israel
Uma luta em busca de seu território assim foi marcada este reino numa tentativa de recuperar Canaã, os povos hebreus tiveram que enfrentar os cananeus e os filisteus estes já existentes na região. Os religiosos eram braços fortes para manter uma aliança militar dos hebreus, porém, com tanta luta houve a unificação das tribos e estes sendo comandados Por um único rei. Então somente no governo de Davi é que Canaã foi conquistada e com isso, Jerusalém tornou-se capital do reino fortalecendo assim a monarquia do rei. O filho de Davi, Salomão iniciou o que podemos chamar de comércio de caravanas, ou seja, expandindo o comércio a outras regiões possibilitando o crescimento econômico. Além disso, ele também investiu em grandes obras na cidade de Jerusalém alcançando a prosperidade, e levando o povo a pagar impostos pesados por tais Crescimentos.
A Diáspora
Na aula passada percebemos uma unificação das tribos levando Jerusalém como capital do reino. Com a morte do filho de Davi, Salomão houve uma grande disputa entre essas tribos no qual levou a uma divisão deste reino. Ao norte Israel e ao sul o reino de Judá. Os hebreus permaneceram em um jogo de domínio, ou seja, tiveram diretrizes diferentes ficando por fim no domínio dos romanos. Após duas revoltas os hebreus foram expulsos da cidade de Jerusalém se espalhando por outras regiões tendo esse processo conhecido como dispersão, por isso, o nome de Diáspora. O templo de Salomão foi destruído após uma invasão babilônica.
Autoria: Ivo Sobrinho
PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Ivo Sobrinho PROFª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA · Hebreus e Fenícios CONTEÚDO · Fenícios: o comércio e o alfabeto fonético; · O alfabeto Fenício. COMPETÊNCIAS · Descrever o comércio marítimo e seus podutos; · Apresentar o alfabeto Fenício. HABILIDADES · Identificar o comércio marítimo como fonte econômica; · Compreender o alfabeto Fenício como meio de comunicação entre os povos. METODOLOGIA · Aulas expositivas; AVALIAÇÃO · Participação do aluno em sala de aula; REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA · MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR · PILETTI, Nelson, 1945 – História e vida integrada/ Nelson Piletti. - - São Paulo: Ática, 2002. |
TEXTO COMPLEMENTAR
Fenícios: o comércio e o alfabeto fonético
A Fenícia estava localizada na região do Líbano, dividido pelas montanhas e o mar Mediterrâneo, nessa mesma região foi criado cidades. O comércio marítimo dominava a economia e os fenícios eram bons navegadores. Com este comércio eles negociavam diversos tipos de produtos a exemplo dos potes de cerâmica, armas de ferro e etc.
O alfabeto fenício
Por causa da sua atividade comercial os fenícios se expandiram rumo a Europa e por esse motivo houve a necessidade da criação de várias colônias servindo de entreposto comercial. Por conta do comércio e das transações foi necessário a criação de um alfabeto que pudesse ajudar na orientação do mesmo. Por isso, foi criado um alfabeto com 22 caracteres correspondentes a 22 sons de consoantes. Esse alfabeto foi espalhado por todo o território do mar Mediterrâneo e logo mais tarde, os gregos acrescentaram as vogais.
Autoria: Ivo Sobrinho
Foto: Jucely Regina
Foto: Ivo Sobrinho
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