sábado, 12 de novembro de 2011

Plano de Aula

PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
TURMA: 5ª SÉRIE D
TURNO: TARDE
 ESTAGIÁRIO: Jucely Regina dos Santos
PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho                      

TEMA

·         Civilizações do Antigo Oriente.

CONTEÚDO
  • A sociedade;
  • A vida na mesopotâmia.
 COMPETÊNCIAS
  • Apresentar a origem da formação da sociedade mesopotâmica;
  • Descrever as divisões sociais existentes;
HABILIDADES
  • Relatar o cotidiano da vida mesopotâmia mostrando os direitos dos membros que compõe essa estrutura social;
  • Identificar as diferenças estruturais nessa sociedade, comparado com a hierarquia social atual;
METODOLOGIA

·         Aulas expositivas com imagens;
·         Debates e exercício.

RECURSOS
  • Imagens
  • Quadro negro
AVALIAÇÃO

·         Atividade escrita;
·         Participação e atenção do aluno;

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

·         MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009.
·         PILETTI, Nelson, Claudio Piletti. História e Vida integrada. São Paulo : Ática, 2002.




TEXTO COMPLEMENTAR
Como toda sociedade a mesopotâmia era composta por classes, ou seja, desde as classes mais altas no caso dos reis ou sacerdotes ate os camponeses. Assim desenvolveu- se uma pirâmide social ode um rei permanecia no topo acompanhado pelos sacerdotes, guerreiros e funcionários públicos, lembrando que a mesopotâmia era formada por cidades estados independentes uma das outras. A maior parte da população era composta pelos camponeses artesãos e comerciantes e escravos. O escravo na mesopotâmia era prisioneiros de guerras ou pessoa que não conseguiam assumir suas dividas tornava-se escravos. A mulher exercia um papel importante na mesopotâmia, pois podiam administras seus dotes independentes de sua posição social e ocupar cargos públicos.
O povo mesopotâmico era politeísta, ou seja, acreditavam em vários Deuses. Seus deuses eram representados em forma humana de animais ou um misto das duas coisas. Esse povo era bastante religioso, pois seus deuses eram extremamente temidos. Cada cidade-estado possuía suas divindades protetoras.
Autoria: Jucely Regina


Foto: Ivo Sobrinho



PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
TURMA: 5ª SÉRIE D
TURNO: TARDE
 ESTAGIÁRIO: Jucely Regina dos Santos
PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho                      

TEMA

·         Civilizações do Antigo Oriente.

CONTEÚDO
  • Os deuses mesopotâmicos;
  • A agricultura.
COMPETÊNCIAS
  • Mostrar através de imagens alguns deuses mesopotâmicos;
  • Apresentar a importância dos rios Eufrates e tigre no desenvolvimento econômico mesopotâmico;
HABILIDADES
  • Perceber a importância dos templos religiosos;
  • Compreender a importância da agricultura na economia mesopotâmica destacando os principais produtos;
METODOLOGIA
  • Aula expositiva com imagens;
  • Visita a biblioteca incentivando a pesquisa o conteúdo abordado;
RECURSOS
  • Imagens;
  • Livros ;
  • Quadro.
AVALIAÇÃO

  • Resumo em grupo;
  • Participado e atenção  dos alunos;
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

·         MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009.
·         PILETTI, Nelson, Claudio Piletti. História e Vida integrada. São Paulo : Ática, 2002.





Foto: Ivo Sobrinho  

Nenhum comentário:

Postar um comentário