PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Jucely Regina dos Santos PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA · Civilizações do Antigo Oriente. CONTEÚDO
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
METODOLOGIA · Aulas expositivas com imagens; · Debates e exercício. RECURSOS
AVALIAÇÃO · Atividade escrita; · Participação e atenção do aluno; REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA · MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. · PILETTI, Nelson, Claudio Piletti. História e Vida integrada. São Paulo : Ática, 2002. |
TEXTO COMPLEMENTAR
Como toda sociedade a mesopotâmia era composta por classes, ou seja, desde as classes mais altas no caso dos reis ou sacerdotes ate os camponeses. Assim desenvolveu- se uma pirâmide social ode um rei permanecia no topo acompanhado pelos sacerdotes, guerreiros e funcionários públicos, lembrando que a mesopotâmia era formada por cidades estados independentes uma das outras. A maior parte da população era composta pelos camponeses artesãos e comerciantes e escravos. O escravo na mesopotâmia era prisioneiros de guerras ou pessoa que não conseguiam assumir suas dividas tornava-se escravos. A mulher exercia um papel importante na mesopotâmia, pois podiam administras seus dotes independentes de sua posição social e ocupar cargos públicos.
O povo mesopotâmico era politeísta, ou seja, acreditavam em vários Deuses. Seus deuses eram representados em forma humana de animais ou um misto das duas coisas. Esse povo era bastante religioso, pois seus deuses eram extremamente temidos. Cada cidade-estado possuía suas divindades protetoras.
Autoria: Jucely Regina
Foto: Ivo Sobrinho
PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Jucely Regina dos Santos PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA · Civilizações do Antigo Oriente. CONTEÚDO
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA · MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. · PILETTI, Nelson, Claudio Piletti. História e Vida integrada. São Paulo : Ática, 2002. |
Foto: Ivo Sobrinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário