sábado, 12 de novembro de 2011

Plano de Aula

PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
TURMA: 5ª SÉRIE D
TURNO: TARDE
 ESTAGIÁRIO: Carlos Augusto Araújo Santos
PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho                      

TEMA

Ø  A Civilização Egípcia.

CONTEÚDO

Ø  A vida brota da água .
Ø  A organização social.

COMPETÊNCIAS

Ø  Comentar a importância do rio Nilo.

HABILIDADES

Ø  Entender a dinâmica da construção econômica e social através do rio Nilo.

METODOLOGIA
  • Aula expositiva.
RECURSOS

Ø  Quadro Branco.
Ø  Mapa geográfico.

AVALIAÇÃO

Ø  Questionário.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

·         MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009.





TEXTO COMPLEMENTAR

A terceira aula teve como temática “A civilização egípcia”, destacou-se a importância do rio Nilo, o período de inundação em razão das fortes chuvas e do desgelo da neve nas áreas montanhosas, a fertilização do solo através do húmus que permitia a prática da agricultura: cultivavam trigo, linho e cereais, e da pecuária. Também foi abordada a formação do estado destacando: o alto e o baixo Egito, a disputa pelas terras férteis, a sua unificação por volta de 3200 a. C e a forma de governo por um rei, o faraó, as classes sociais:  os sacerdotes ,responsáveis pela religião , os nobres,  os escribas, responsáveis pela parte administrativa, os camponeses e como se dava a escravidão.
Autoria: Carlos Augusto Araújo Santos


PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
TURMA: 5ª SÉRIE D
TURNO: TARDE
 ESTAGIÁRIO: Carlos Augusto Araújo Santos
PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho                      

TEMA

Ø  A Civilização Egípcia.

CONTEÚDO

Ø  A vida brota da água.
Ø  A organização social e a formação do estado.

COMPETÊNCIAS

Ø  Analisar a importância do rio Nilo na consolidação social e econômica do Egito.

HABILIDADES

Ø  Entender as dinâmicas e as relações  entre o rio Nilo e a sociedade egípcia.

METODOLOGIA
  • Aula expositiva.
RECURSOS

Ø  Quadro Branco.
Ø  Mapa geográfico.

AVALIAÇÃO

Ø  Questionário.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

·         MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009.





TEXTO COMPLEMENTAR


Na quarta e última aula foi feita uma revisão do assunto para sedimentar melhor o conteúdo da aula passada, e logo em seguida aplicou-se um questionário contendo perguntas diretas e de múltipla escolha referente ao assunto abordado, sendo a resposta uma única escolha para cada questão proposta.

Autoria: Carlos Augusto Araújo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário