PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Carlos Augusto Araújo Santos PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA Ø A Civilização Egípcia. CONTEÚDO Ø A vida brota da água . Ø A organização social. COMPETÊNCIAS Ø Comentar a importância do rio Nilo. HABILIDADES Ø Entender a dinâmica da construção econômica e social através do rio Nilo. METODOLOGIA
RECURSOS Ø Quadro Branco. Ø Mapa geográfico. AVALIAÇÃO Ø Questionário. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA · MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. |
TEXTO COMPLEMENTAR
A terceira aula teve como temática “A civilização egípcia”, destacou-se a importância do rio Nilo, o período de inundação em razão das fortes chuvas e do desgelo da neve nas áreas montanhosas, a fertilização do solo através do húmus que permitia a prática da agricultura: cultivavam trigo, linho e cereais, e da pecuária. Também foi abordada a formação do estado destacando: o alto e o baixo Egito, a disputa pelas terras férteis, a sua unificação por volta de 3200 a. C e a forma de governo por um rei, o faraó, as classes sociais: os sacerdotes ,responsáveis pela religião , os nobres, os escribas, responsáveis pela parte administrativa, os camponeses e como se dava a escravidão.
Autoria: Carlos Augusto Araújo Santos
PLANO DE AULA
CURSO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 5ª SÉRIE D TURNO: TARDE ESTAGIÁRIO: Carlos Augusto Araújo Santos PROF.ª ORIENTADORA: Emanuele Tourinho |
TEMA Ø A Civilização Egípcia. CONTEÚDO Ø A vida brota da água. Ø A organização social e a formação do estado. COMPETÊNCIAS Ø Analisar a importância do rio Nilo na consolidação social e econômica do Egito. HABILIDADES Ø Entender as dinâmicas e as relações entre o rio Nilo e a sociedade egípcia. METODOLOGIA
RECURSOS Ø Quadro Branco. Ø Mapa geográfico. AVALIAÇÃO Ø Questionário. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA · MOTOOKA, Débora Yumi. História: Para viver juntos. Livro didático do 6º ano, Vol. 6, São Paulo. Edições SM, 2009. |
TEXTO COMPLEMENTAR
Na quarta e última aula foi feita uma revisão do assunto para sedimentar melhor o conteúdo da aula passada, e logo em seguida aplicou-se um questionário contendo perguntas diretas e de múltipla escolha referente ao assunto abordado, sendo a resposta uma única escolha para cada questão proposta.
Autoria: Carlos Augusto Araújo Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário